Nossos Princípios

Compliance

Nossos Princípios

Todas as ações e planos da Notoriun são baseados no respeito ao ser humano, ética e transparência em suas relações comerciais. Esse Guia expressa a preocupação da empresa em esclarecer a todos os seus colaboradores as condutas esperadas no desempenho de suas atividades profissionais.

Nele você encontrará as informações necessárias à sua atuação e integração em nossa equipe de trabalho.

Trabalhar em uma empresa como a Notoriun significa que, todos os dias você irá relacionar-se com diferentes públicos – colegas de trabalho, fornecedores, clientes, comunidades etc… e também temos de lidar com o patrimônio material e imaterial da nossa empresa.

Em qualquer instituição, confiança é um diferencial de mercado. Em geral, as leis tentam estabelecer controles e maior transparência, mas estar em conformidade apenas com as leis não garante um ambiente totalmente compliant.

Todas estas relações precisam ser pautadas por padrões éticos expressos nesse guia e em nosso Código de Conduta Disciplinar e Ética.

Atuação

Acreditamos que a livre concorrência é a melhor forma de promover desenvolvimento social e um ambiente de negócios justo e saudável. Atuamos de forma a promover um ambiente livre de fraudes e manipulações de qualquer tipo. Temos compromisso com a excelência na prestação de nossos serviços e na veracidade em todas as informações que prestamos, tanto internamente como externamente, garantindo que assuntos relevante e de interesse não sejam omitidos.

Não temos tolerância à corrupção, direta ou indiretamente, é terminantemente proibido oferecer, prometer, dar ou exigir vantagens ilícitas ou indevidas de qualquer natureza (propinas, pagamentos impróprios, presentes, comissões ou doações) para obter ou manter um negócio, e acreditamos que o abuso de poder para obter ganhos pessoais não é uma maneira justa de se fazer negócios.

Este guia tem como objetivo, consolidar e formalizar o compromisso da Notoriun com as melhores práticas de governança corporativa, desenvolvendo e solidificando as práticas de conformidade da organização em relação a legislação, normas e procedimentos, pautando suas operações, negócios e prestação de serviços nos princípios éticos, na transparência e no respeito aos seus clientes.

Entretanto, Compliance vai além do atendimento a legislação vigente e regulamentos internos, incorporando princípios de integridade e conduta ética.

Portanto, devemos ter em mente que, mesmo que nenhuma lei ou regulamento esteja sendo descumprido, ações que tragam impactos negativos para as partes interessadas (sócios, clientes, empregados e etc.) podem gerar risco reputacional e publicidade adversa, comprometendo a continuidade dos negócios.

Esses procedimentos fazem parte de uma boa governança corporativa, e possuem o nome de “programa de integridade” ou compliance (lêse “compláince”). Essa palavra tem origem na língua inglesa e significa “estar seguindo as regras”, “estar em conformidade com as regras”. Compliance é um conjunto de medidas que permite prevenir ou minimizar os riscos de violação às leis decorrentes de atividade praticada por uma empresa e de qualquer um de seus sócios ou colaboradores.

O objetivo principal do compliance, é a atuar na prevenção de atos antiéticos e ilegais. Para isso balizamos nossa atuação em três objetivos básicos:

O Funcionamento do COMPLIANCE - Prevenção | Monitoramento e Detecção | Reação

O compliance vem formalizar e balizar melhor nosso modo de atuação, por meio de mecanismos administrativos e jurídicos.

COMITÊ DE INTEGRIDADE

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Para melhor acompanhar às demandas e gerir os processos operacionais e administrativos com maior eficácia, a direção da empresa é descentralizada e composta pelo quadro de pessoal abaixo:

- Roger B. Scardua – Diretor Administrativo
- Fabiano B. Scardua – Diretor Técnico

CANAIS DE INTEGRIDADE

Para que o programa de Compliance seja efecaz e efetivo é importante que todos participem e tirem suas dúvidas a respeito do Código de Ética e Conduta.

Canal de Dúvidas: contato@notoriun.com.br

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Este canal deve ser utilizado sempre que houver notícias ou suspeitas de que algo errado ou ilegal aconteceu ou possa vir a acontecer.

O fundamento e garantia do canal de denúncia protege o denunciante de boa-fé, por exemplo a garantia de não retaliação.

Para que seja possível avaliar a denúncia, ela deve vir acompanhada do maior número de informações possíveis, de modo a resguardar a empresa e o próprio denunciante.

É recomendável que sejam fornecidas as seguintes informações:

1. Identificação do Denunciante (nome e meios de contato).
A empresa permite a realização de denúncia anônima. Todavia, neste caso, é necessário que o denunciante disponibilize um meio de contato para recebimento de futuras comunicações; recomenda-se àqueles que desejam o anonimato a utilização de endereço eletrônico criado para este específico fim.
2. Quem está envolvido?
3. Qual é o fato a ser relatado?
4. Como tomou conhecimento do fato? Viu? Ouviu? Alguém contou?
5. Onde ocorreu?
6. Quando ocorreu? Continua ocorrendo?
7. Alguém mais tem conhecimento do fato?
8. Existem outras empresas envolvidas?
9. Há alguma potencial testemunha? Quem?
10. Existe alguma evidência? Há recomendações de como conseguir mais evidências?

Para denúncias envie um e-mail para: Para denúncia: contato@notoriun.com.br